quarta-feira, 5 de maio de 2010

Uma lista de filmes sobre Amor


Eu queria escrever um post com uma lista de filmes para assistir naqueles momentos de dor-de-cotovelo. Começei olhando as definições para "O que é uma dor-cotovelo?" no Google e achei coisas que vão do nonsense do YahooRespostas até um artigo da Revista Caras sobre epicondilite lateral. Olhei também o Almanaque do Cinema do Omelete e depois parti para os filmes que eu tenho aqui em casa.
No final, consegui selecionar quatro filmes sobre amor, o que inclui e ultrapassa o sentimento de dor-de-cotevelo:
1. Casablanca (1942), direção de Michael Curtiz e roteiro de Julius Epstein, Philip Epstein e Howard Koch. Eu recomendo porque é um clássico. Além disso, é um filme que apresenta uma visão peculiar do que é amor. Quando você está apaixonado, as pessoas esperam uma reação específica. No filme, Rick Blaine (Humphrey Bogart) tem uma reação diferente da esperada, o que ainda assim demonstra o seu amor por Ilsa (Ingrid Bergman).

2. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), direção de Woody Allen e roteiro de Woody Allen e Marshall Brickman. Este filme também é um clássico. Ele é referência - tanto no roteiro, tanto na direção - para vários filmes de comédia romântica. Eu escolhi especificamente este filme, porque Woody Allen aborda vários elementos de um relacionamento. Ele desconstroí a noção de "felizes para sempre" e indica que alguns sentimentos e algumas sensações podem estar acima do bem e do mal.

3. Encontros e Desencontros (2003), direção e roteiro de Sophia Coppola. Eu gosto bastante desse filme. Como bem disse o Érico Borgo, é um filme sobre amor, mas sem romance. O título em inglês, Lost in translation, me leva a refletir sobre a identidade dos personagens, que são americanos, mas estão em Tóquio. Já o título em português me leva a pensar sobre timing - quem não achou a pessoa certa, mas no momento errado?

4. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004), direção de Michel Gondry e roteiro de Charlie Kaufmann, Michel Gondry e Pierre Bismuth. Quando as pessoas terminam algum relacionamento ou mesmo quando passam por uma situação ruim, talvez a primeira reação é desejar que aquilo nunca tivesse acontecido. A Lacuna Inc realiza este desejo. Joel Barish (Jim Carrey) era namorado de Clementine Kruczynski (Kate Winslet). Com o fim do relacionamento, Joel se submente a um procedimento na Lacuna Inc. Assim, o filme trata, citando o Marcelo Forlani, sobre amor, mas faz a gente rir, chorar e pensar.

Espero que vocês tenham gostado da lista! Até a próxima!

3 comentários:

  1. Vou comentar só "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa". Eu entendo o porquê de colocar esse filme na lista, mas eu tô de mal com o Woody Allen. Acho que qualquer filme dele tem o mesmo raciocínio, as mesmas percepções e até as interpretações (dos atores) são iguais. Ele é um gênio por ter inovado uma vez, mas também foi só uma.
    Agora "Match Point" (vc sabe que é o meu preferido do Woody) é diferente. Não pra falar de amor, mas de relacionamento mesmo.
    Da lista, por estar de mal com Woody e pagar um pau danado pra Barbra Streisand, eu trocaria "Noivo neurótico..." por "Nosso amor de ontem", que também desconstrói perfeita e belamente a ideia de "felizes para sempre", mas com uma boooa dose de romance (-oiq?).

    ResponderExcluir
  2. Karol!!! Adorei a lista!
    Mas nunca vi esse do noivo neurótico!
    Bem, Casablanca não é um filme passível de crítica, afinal, é (de fato) um clássico! Encontros e Desencontros eu acho que já assisti, mas não me lembro!!!
    E Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças... é muito triste!!! Claro que depois do término de um relacionamento, primeiro a gente prefere que "aquela" pessoa nunca tivesse existido.. mas com o tempo, é tão bom lembrar que existiu e tudo o que aconteceu!!! =)
    Estou meio romanticazinha hj!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu posso incluir mais um filminho?? Vocês não vão rir de mim?? "Meu Primeiro Amor"!!!! Olha, é de criança, é triste, mas é lindo!!! E mostra o amor de um jeito tão inocente, tão suave, tão lindo... já assisti umas 20 vezes, e choro em todas!!! ok, ok.. eu choro mesmo!!!

    ResponderExcluir