segunda-feira, 17 de maio de 2010

Não faça a Maria do Bairro

Seguindo a tendência dos últimos posts e libertando o meu lado "Irritando Fernanda Young", venho registrar também uma queixa.
Uma vez, eu e uma amiga minha discutimos feio. Ela tinha sérios problemas com o ex-namorado e eu não conseguia entender como ela ainda mantinha conversas com o ex. Lembro que no meio da discussão, eu falei que cada pessoa sofre da maneira que quer e que ela tinha escolhido a pior maneira.
Não foi correto ter falado isso. Eu acredito que as pessoas não gostam de sofrer, entretanto eu acredito também que as pessoas podem adotar uma postura que vai ou não intensificar esse sofrimento. De qualquer forma, eu deveria ter pensado melhor antes de falar isso.
Engraçado que nem eu e nem a minha amiga pedimos oficialmente desculpas, mas ainda hoje eu lembro dessa discussão e me pergunto qual é o papel das amigues numa situação dessas? Devemos confortar nossas amigues ad eternum? Ou devemos mostrar que o caminho que a amigue escolheu é o mais tortuoso? De maneira geral, lidar com o problema das amigues requer sempre bom senso - fica a dica que chutar cachorro morto não é legal.
O que me deixa puta é que eu não estou ajudando amiga por obrigação. Se eu estou ali, ouvindo os seus problemas, é porque eu te considero pra caralho e, por favor, não fode com isso. Eu não me importo em escutar a mesma história pela quinquagésima vez, em ouvir uma e outra resposta atravessada - todo mundo tem seu dia de cão - e não me importo em participar vez ou outra de planos mirabolantes. Mas não fode com isso e pelo amor de Deus não faça a Maria do Bairro.
É chato e insuportável ver uma pessoa que a gente gosta bater com a cara na porta e ainda por cima não aprender com isso. Se você quer intensificar o seu sofrimento, intensifique. Agora não conte comigo para apoiar a sua loucura.

2 comentários:

  1. já dizia a minha mãe, quem corre porque quer, não cansa!!!

    eu acho que primeiramente, até vale um colinho, afinal, compreensão é fundamental! mas a medida que a história vai se repetindo, acho que as amigas precisam dar um choque, pq quem está dentro da história, às vezes, fica tão dentro que não consegue enxergar além! =)

    ResponderExcluir
  2. O "get real" é necessário!
    Mas é como vc falou, tb não é atitude de amigue chutar cachorro morto!

    ResponderExcluir