terça-feira, 8 de junho de 2010

Sentir primeiro, pensar depois

Acredito na racionalidade do ser humano.
Desconfio da veracidade da razão.
Acho que são raras as vezes em que há sincronia entre o racional e o emocional.
E, por incrível que pareça, os sentimentos são mais verdadeiros que a razão.


Existe um gap entre o que a razão nos diz e o que os sentimentos nos fazem vivenciar. É totalmente possível que, racionalmente, nos condicionemos a agir de uma determinada forma, mas que exista uma enorme diferença entre os discurso que a razão repete e aquilo que a gente sente.
O que a gente sente é mais verdadeiro.

Acontece com frequência de dizermos "eu entendo", quando - racionalmente - existem todos os elementos para haver compreensão, mas não sentimos o entendimento (não há empatia).
Existe sim um distanciamento entre razão e sentimento! O resultado disso é, senão um conflito interno, uma certa discrepância entre discurso e ação.

A gente primeiro sente e depois racionaliza.

Entretanto, eu tenho tanta fé na razão que acredito ser possível repetir internamente um discurso mil vezes até que ele vire verdade nos sentimentos. Mas antes, é preciso admitir que existe diferença entre aquilo que se sente e o que se quer sentir.
Nesse caso, a razão pode trabalhar a nosso favor, até forçando os sentimentos a mudarem em um certo sentido. Mas haja auto-consciência e força de vontade!

Um comentário:

  1. o que eu tenho a falar sobre isso...

    -bem, primeiro esse era o lema do Hitler: uma mentira repetida centenas de vezes passa a ser uma verdade! e não estou criticando, nesse ponto, ele estava certo!

    - os sentimentos são bem mais sinceros, claro! até porque, o que chamamos de "razão" é muitas vezes mais do que o "lógico", mas um pensamento formulado em cima de imposições sociais. e nada que é imposto é sincero!

    - além disso, muitas vezes a gente "quer sentir" diferente do que de fato sentimos, ou agimos diferente do que a nossa real vontade, porque é mais fácil, mais simples e menos perturbador! e até quem sabe um certo medinho de enfrentarmos as consequencias de sermos tão verdadeiros aos nossos sentimentos!

    eu sou mais racional do que emocional, assumo.. por medo mesmo! e porque penso demais em tudo que acontece a minha volta!!!

    ResponderExcluir